domingo, 27 de março de 2011

A Língua Portuguesa no Cotidiano da Secretária


Por Juliana Peniche
A comunicação seja ela falada ou escrita é cada vez mais importante no cotidiano da secretária. A profissional que sabe comunicar-se se diferencia de forma muito positiva dos seus colegas de trabalho e superiores. O bom estudo da língua portuguesa traz grandes benefícios para a profissional, transmite credibilidade ao que ela escreve, fala, além do vasto e rico vocabulário que poderá usufruir.
            A língua portuguesa é muito rica e se bem utilizada, pode ser uma grande vantagem para conquistar uma posição de destaque em qualquer área da organização; a pessoa que escreve e se expressa bem impressiona a quem ouve, seja em uma reunião, em uma apresentação oral ou escrita. Destaca-se aquele que defende seus argumentos de forma clara e escreve um texto conciso e agradável. Isso só é possível quando a profissional tem familiaridade com as normas da língua portuguesa e uma boa formação acadêmica, podendo representar a empresa de maneira positiva.
            Para exemplificarmos, basta lembrarmos a sensação ruim e a imagem negativa que formamos da empresa, quando somos atendidos por um profissional que diz: “Vamos estar verificando”, ou “Tá retornando”. O investimento em profissionais qualificados, aptos a falar a própria língua e conhecê-la efetivamente, é indispensável a uma empresa que deseja ter uma imagem favorável perante seus clientes.
             O domínio da língua portuguesa, principalmente para uma profissional do secretariado, é imprescindível, considerando que seus conhecimentos são postos à prova diariamente. Por meio da nossa linguagem e do bom uso do vocabulário, podemos expor nosso ponto de vista, colaborar com a tomada de decisões dentro do nosso espaço de trabalho e estar bem posicionada diante de um mercado tão competitivo.
            O livro “O Romance das Palavras” de Celso Luft, convida-nos a conhecer a origem das palavras e expressões que nem sempre fazem parte do nosso cotidiano, mas nos faz perceber o quão importante é conhecer a língua para aplicá-la de forma correta, isso causará aceitabilidade do leitor e credibilidade em seus textos.

Soslaio: Substantivo que hoje  só se usa na locução de soslaio: olhar de lado, obliquamente.
“Quando a olhava de soslaio lá encontrava o seu olhar ardente e polido” ( Afrânio Peixote, Fruta do Mato)
Sortilégio: Ação do Sortílego, adivinho, profeta, bruxo, feiticeiro.
“A montagem do início do livro mergulha no sortilégio revelado pelo passado histórico. (Dante de Laytano)
Congeminar: Fraternizar, irmanar, mas também pode significar Cismar, pensar, imaginar.
“Esteve lá congeminando com seus botões” (C. Figueiredo)

Um comentário: