Árabe
ü São povos generosos, mas se ofendem com facilidade. Gestos de cortesia com bilhetes de agradecimento são muito bem aceitos;
ü Quanto às piadas, procure evitá-las. Não pragueje ou use referências religiosas e, em especial, não use a palavra “Deus”;
ü A pontualidade não é um ponto forte nessa cultura. Esteja preparado para a espera;
ü Se receber um visitante árabe, procure nesse dia, usar saias longas e blazers. Ao sentar-se, as mulheres não devem cruzar as pernas e homens não devem mostrar as solas dos sapatos, pois, isso é visto como sinal de desrespeito;
ü Não agende reuniões no período do Ramadã (mês sagrado do islamismo que tem duração de 30 dias e segue o calendário lunar - caracteriza-se pela prática de penitências e jejum);
ü Não aponte nem acene na direção de um árabe, pois, ele entende isso como uma ofensa.
Japonês
ü A cortesia e os gestos têm grande valor;
ü Quando cumprimentar um cliente japonês com aperto de mão ou apresentar-lhe um cartão de visita, é de boa educação acompanhar o gesto com uma leve inclinação da cabeça, pois, essa é a forma universal de cumprimento no Japão.
Chinês
ü Nesse país, as pessoas olham e sorriem bastante. Retribua os sorrisos;
ü A pontualidade é essencial;
ü Busque vestir-se com cores escuras;
ü Não seja barulhento.
Inglês
ü Os ingleses geralmente não olham para a pessoa enquanto eles falam;
ü Não apontar com o dedo, mas indicar algo com a cabeça;
ü A camisa dos homens não deve possuir bolsos; caso possuam, eles devem estar vazios;
ü Ao visitar um inglês, podemos levar flores (não pode ser lírios, pois, significa morte), champanhe e bombons. Mandar uma carta breve de agradecimento.
Importantíssimo saber disso. Principalmente para uma secretária. O Blog acertou em cheio com essa matéria e com todas as outras! Adorei!
ResponderExcluirAdorei essas dicas! Aliás, adorei o blog em si! Ele demonstra o quanto a secretária executiva é importante para as organizações.
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