sábado, 19 de março de 2011

Diferenças culturais para conhecimento da secretária, a fim de prestar um bom atendimento ao cliente

Árabe
ü  São povos generosos, mas se ofendem com facilidade. Gestos de cortesia com bilhetes de agradecimento são muito bem aceitos;
ü  Quanto às piadas, procure evitá-las. Não pragueje ou use referências religiosas e, em especial, não use a palavra “Deus”;
ü  A pontualidade não é um ponto forte nessa cultura. Esteja preparado para a espera;
ü  Se receber um visitante árabe, procure nesse dia, usar saias longas e blazers. Ao sentar-se, as mulheres não devem cruzar as pernas e homens não devem mostrar as solas dos sapatos, pois, isso é visto como sinal de desrespeito;
ü  Não agende reuniões no período do Ramadã (mês sagrado do islamismo que tem duração de 30 dias e segue o calendário lunar - caracteriza-se pela prática de penitências e jejum);
ü  Não aponte nem acene na direção de um árabe, pois, ele entende isso como uma ofensa.
Japonês
ü  A cortesia e os gestos têm grande valor;
ü  Quando cumprimentar um cliente japonês com aperto de mão ou apresentar-lhe um cartão de visita, é de boa educação acompanhar o gesto com uma leve inclinação da cabeça, pois, essa é a forma universal de cumprimento no Japão.

Chinês
ü  Nesse país, as pessoas olham e sorriem bastante. Retribua os sorrisos;
ü  A pontualidade é essencial;
ü  Busque vestir-se com cores escuras;
ü  Não seja barulhento.

Inglês
ü  Os ingleses geralmente não olham para a pessoa enquanto eles falam;
ü  Não apontar com o dedo, mas indicar algo com a cabeça;
ü  A camisa dos homens não deve possuir bolsos; caso possuam, eles devem estar vazios;
ü  Ao visitar um inglês, podemos levar flores (não pode ser lírios, pois, significa morte), champanhe e bombons. Mandar uma carta breve de agradecimento.

2 comentários:

  1. Importantíssimo saber disso. Principalmente para uma secretária. O Blog acertou em cheio com essa matéria e com todas as outras! Adorei!

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  2. Adorei essas dicas! Aliás, adorei o blog em si! Ele demonstra o quanto a secretária executiva é importante para as organizações.

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